Amiga

Amiga é o nome de uma linha de computadores pessoais lançada pela Commodore International, em 1985. O modelo mais popular da linha, o Amiga 500, foi criado como uma opção barata para uso doméstico, mas suas capacidades de processamento de gráficos e som, bem como seu sistema operacional bastante intuitivo, tornaram o A500 muito popular entre músicos, profissionais de vídeo e gamers.

A linha Amiga foi pensada como uma evolução dos computadores de 8 bits da fábrica, os Commodore 64. Os modelos 500 e 2000 foram lançados em conjunto, como opções low-end e high-end da mesma plataforma.

A arquitetura do Amiga foi fundamental para o seu sucesso. Usando um processador central e processadores independentes de áudio e vídeo, este modelo oferecia gráficos e som de boa qualidade em um equipamento de baixo custo. Isso atraiu diversos desenvolvedores de jogos para a plataforma, entre eles a britânica Psygnosis, famosa por seus títulos inovadores – entre eles Shadow of the Beast e a primeira encarnação de Lemmings.

A plataforma entrou em declínio com a falência da Commodore, e após sucessivas vendas, a marca está sendo administrada pela AmigaOne, subsidiária da Eyetech Corporation.

Nenhum comentário:

Busca por palavra-chave