NES

NES é sigla de Nintendo Entertainment System. Primeiro console da terceira geração responsável por "salvar" a indústria dos video games caseiros do crash de 83/84. Nintendo Family Computer, mais conhecido como Famicom – nos EUA foi lançado em 1985 com o nome de Nintendo Entertainment System (NES), e oficialmente no Brasil em 1993, chamado popularmente de Nintendinho – teve sua estréia no Japão no final do ano de 1983 e foi lançado oficialmente no Brasil pela Playtronic só em 1993 (apesar de seu clone pirata Dynavision II já estar sendo comercializado por aqui desde 1989).

Inaugurando a era da tecnologia de 8 bits, NES veio acompanhada de jogos de muito sucesso, como as séries Super Mario Bros. e The Legend of Zelda, Metroid, Double Dragon, Castlevania, entre outros.

Áudio

A grande evolução nas composições das trilhas sonoras do NES só foi possível graças à evolução do hardware do console.

Seu sistema de áudio trabalha com 5 canais mono (sendo 4 analógicos e um digital) controle de volume com 16 níveis e suporte a pitch-bend via hardware . Os 5 canais estão divididos em 2 canais de onda senoidal (não possui harmônico, apenas a oscilação fundamental), 1 canal de onda triangular (caracterizada pela presença de harmônicos ímpares) de volume fixo, com freqüências de 27 Hz a 56 kHz, 1 canal de ruído branco (ruído abrangente, contendo uma faixa ampla de freqüências do espectro – são os barulhos "não musicais" do jogo) com 16 níveis de volume e suporte a dois modos (ajustando-se as entradas do LFSR) em 16 freqüências pré-programadas e 1 canal DPCM de 6 bits (processo utilizado pelos conversores de 1 bit para codificar/decodificar áudio digital) com 16 taxas de amostragem pré-programadas em freqüências variando de 4,2 kHz a 33,5 KHz.

Também é capaz de reproduzir som PCM (Pusle-Coded Modulation, técnica utilizada para converter áudio analógico em dados digitais) padrão.

Nenhum comentário:

Busca por palavra-chave