Level design

Na área de desenvolvimento de jogos, é a atividade de criação de estágios.

Segundo Arthur Bobany, "dentro da equipe de criação de um jogo, é o artista dedicado a criação dos ambientes e cenários do jogo, que engloba tanto a produção estética quanto a funcional dos ambientes, respondendo a questões como quais os desafios a serem enfrentados pelo jogador e qual o sentimento que determinada parte do jogo deve passar" (Bobany: 2007, 28).

Um comentário:

Anônimo disse...

Me questiono se o uso do termo design para a criação de toda uma fase dentro de um jogo seja adequada, haja visto que estas definições são muito mais amplas do que a atividade do design pressupõe.

Talvez por modismo, ao importar para o português o termo 'design' (que, além da profissão Design, também significa simplesmente projeto ou desenho), acaba-se não levando em consideração o universo intelectual e os limites da prática do design canônico.

Sendo assim, penso que o termo "level design" (ou mesmo "level designer", para quem o realiza) possa conter significativo equívoco conceitual em sua definição.

Acredito que projeto de fases (e projetista de fases/níveis, para quem o realiza) contenha em si a amplitude merecida para a tarefa que, ao meu ver, é maior que "apenas" design.

Ainda acerca dos modismos e exageros no uso do termo "design", no lugar deste, se for para nos equivocarmos conscientemente, poderíamos até dizer "arquitetura de fases", que posicionaríamos com muito mais propriedade prática tal criação multidisciplinar.

Busca por palavra-chave