Disco music

Disco music, termo derivado do francês dischotèque, é um estilo surgido no início da década de 70 fundindo os estilos funk, soul, salsa e ritmos latinos. Como música tinha a finalidade de ser dançante.

Herda a simplicidade rítmica (representada pela bateria e pelo baixo) e harmônica (representada pela guitarra e pelo teclado) do funk mesclada ao virtuosismo vocal do soul, na maioria das vezes contendo melodias bem ornamentadas e contando com backing vocals (principalmente formado por mulheres) mais complexos, juntamente também com naipes de sopro executando arranjos mais elaborados. A percussão vem caracterizada pela "ginga" dos ritmos latinos.

Entre os artistas mais representativos do estilo estão Donna Summer, Village People, Gloria Gaynor, Earth, Wind & Fire, K. C. & the Sunshine Band, Chic, Marvin Gaye, As Frenéticas, entre outros. Vários outros artistas demonstram fortes influencias do estlilo, como Bee Gees, Cake, George Benson, Michael Jackson, Prince, The Rolling Stones, Santana, Toto, e no Brasil, Rita Lee e Tim Maia, entre vários outros. Procure ouvir a música Dance, Dance, Dance (Yowsah, Yowsah, Yowsah), primeira faixa do primeiro disco homônimo lançado pelo grupo francês Chic em 1977, a qual demonstra claramente todos os elementos citados.

A Era Disco' não representava apenas um estilo musical, trouxe também estereótipos comuns à década de 70. Sapatos plataforma, calças boca-de-sino, grandes golas para homens e mulheres, tudo sempre exagerado, brilhante e colorido. O momento era de mudanças fortes também na sociedade. A liberação feminina, homossexual, a força da cultura negra, integrado no funk e no soul, todos unidos a uma filosofia de vida voltada à dança, à diversão, ao lazer, sexo e drogas. E o local que propiciava a reunião de todos esses elementos era a discoteca. O estilo atingiu seu auge em 1977 com o lançamento do filme Saturday Night Fever (Os Embalos de Sábado à Noite), protagonizado por John Travolta e com trilha sonora interpretada por Bee Gees, David Shire, K. C. & the Sunshine Band, Kool & The Gang, entre outros. Um ano depois, em 1978, foi lançada no Brasil a novela Dancin' Days, popularizando ainda mais o estilo em solo "brazuca", embalado pelo grupo As Frenéticas.

O estilo perdeu força a partir da década de 80. A introdução cada vez mais de elementos da música eletrônica fez com que se dispersasse, deixando fortes influências em estilos musicais como o acid house, hi-energy, house music, deep disco, garage, acid jazz, entre outros.

Nenhum comentário:

Busca por palavra-chave