Nintendo 64

O Nintendo 64 (N64), é um video game da Nintendo lançado em 1996, uma evolução do Super Nintendo (SNES).

Com capacidade gráfica inovadora, o N64 lançou no mercado títulos que usufruem totalmente de ambientes tridimensionais e que são referência para os jogos atuais, como o Super Mario 64, seu produto mais famoso. Sua paleta de cores é de 21 bits, resolução de 320 x 240 pixels, capacidade de gerar 800 mil polígonos texturizados por segundo e efeitos especiais como transparência, fog e outros.

O console também foi capacitado com recursos de som de alta qualidade, produzindo trilhas sonoras e efeitos especiais avançados. Qualidade de 44.1 kHz, até 100 canais e 48 kHz de fidelidade de reprodução, suporte a formato PCM e efeitos especiais como voice, gain, pan e reverb.

O Nintendo 64 trazia no seu controle (joystick) várias novidades, além de ótima ergonomia. Foi o primeiro a usar uma alavanca analógica, que permite um controle muito mais "sensível" e variado que o controle convencional digital, com quatro botões. Mesmo assim tinha os controles digitais, botões traseiros L e R e um gatilho colocado na parte inferior, além de um desenho arredondado, de ótima empunhadura e que oferecia variações na forma como é sustentado. Em seu controle também era possível conectar outros dispositivos, como cartão de memória e um aparato que vibra conforme ações nos jogos (Rumble Pak), aumentando a imersão sensorial.

O 64 foi responsável por alguns jogos de vanguarda, eternizado como o belíssimo Zelda: Ocarina of Time, um RPG já tradicional remodelado com mecanismos e novas ações nesta versão. Outros títulos do console: Starfox 64, Extreme-G, Golden Eye 007, Banjo-Kazooie, Conker's Bad fur Day, F-Zero X, Killer Instint Gold.

N64 foi o último console que usou cartuchos como mídia principal.

Nenhum comentário:

Busca por palavra-chave