Pong

Criado por Nolan Bushnell e programado por Al Alcorn, Pong é um jogo eletrônico que simula o tênis de mesa, jogado apenas entre duas pessoas.

Lançado primeiramente para arcade pela Atari (empresa fundada por Bushnell juntamente com Ted Dabney) em 1972, Pong inaugurou a indústria dos videogames, sendo o primeiro arcade comercializado. Imitava o jogo Ping Pong, lançado pela Magnavox, mas tinha diferenças no formato dos caracteres na tela.

Em sua primeira versão não emite sons. Pode ser considerado também o primeiro jogo a conter uma trilha sonora. Apesar de a primeira versão do jogo não apresentar sons, Bushnell achava necessário que tivesse. Alcorn então conseguiu uma forma de fazer com que esse emitisse sons por meio de um piezo beeper (fone piezoelétrico, que atua como emissor de som). Eram gerados quando uma bola digital era rebatida de um lado para outro.

Quando lançado para o console caseiro, Pong foi rapidamente clonado por outras empresas, fazendo com que passasse a existir vários "Pongs" de outras marcas e com outras variáveis de jogo além do tênis de mesa.

Nenhum comentário:

Busca por palavra-chave