Sixaxis

Sixaxis é o nome do joystick desenvolvido para o Playstation 3 (PS3), console da Sony, lançado em novembro de 2006. O nome – um palíndromo – refere-se aos seis graus de liberdade de movimento que o controle detecta, através de sensores embutidos. Três graus são representados pelos movimentos de translação (deslocamento ao longo dos três eixos principais: x, y e z) e os outros três pelos de rotação (giro em torno desses eixos). Em outras palavras, o PS3 percebe quando você move o Sixaxis nos sentidos frente/trás, esquerda/direita e cima/baixo, quando gira o controle e quando faz combinações. Essas informações são enviadas para o software de jogo e interpretadas como comandos.

O primeiro design do Sixaxis, apelidado de Bumerangue ou Banana, foi apresentado na E3 2005 e possuía formas mais arredondadas, cor prata e longas pegas. Devido a críticas, no ano seguinte, retomou-se o desenho do Dual Shock 2, controle do Playstation 2, mas com algumas sensíveis mudanças. Além do sistema de detecção de movimento, o Sixaxis tem conexão sem fio, via Bluetooth. Na frente do controle existe uma porta mini-B para uma conexão USB alternativa. Sua função principal é o carregamento da bateria, que possui uma autonomia de 30 horas, mas também é possível jogar simultaneamente à recarga. O cabo vem com console e não com o joystick. A um único console é possível conectar até sete Sixaxis, ao mesmo tempo. O número de controles conectados é informado por um grupo de LEDs, ao lado da porta USB. Os mesmos LEDs podem ser configurados para indicar a carga da bateria.

Para desgosto de alguns aficionados, entretanto, a função rumble (ou vibration), presente no Dual Shock, foi removida. A Sony alega que ela atrapalharia a detecção de movimento, embora o Wiimote, controle da concorrente Nintendo, faça ambas as coisas. Os manches analógicos ainda existem e a sensibilidade à pressão dos botões aumentou de 8 bits (Dual Shock 2) para 10 bits. A saliência onde ficam os botões R2 e L2 está mais recuada, dando a eles uma aparência de “gatilho”. O botão Analog foi substituído pelo chamado PS Button, que possui formato de gema exibe a marca do Playstation. Através dele, pode-se acessar o menu principal, ligar/desligar tanto console quanto controle e configurar as funções dos LEDs.

Nenhum comentário:

Busca por palavra-chave